Mundo afora
Oi!Falando um pouco sobre países diferentes do nosso,essa semana o Afeganistão teve alguns momentos tristes por lá...o país já vem sendo assolado pela guerra, pela falta de água e agora acontece um deslizamento de terra...gostaria que lessem a reportagem, que foi postada por Habib Khan Totakhil, jornalista afegão.Que Deus tenha misericórdia deste povo...
Isto me lembrou muito a enchente de 2008 na região do Vale do Itajaí em Santa Catarina , aqui no Brasil, quando ainda morava lá... ;( -
AMIR SHAH e RAHIM Faiez
Afegãos procuram sobreviventes após um deslizamento de terra numa aldeia sexta-feira, 2 de maio, 2014 , na província de Badakhshan , no nordeste do Afeganistão, que as autoridades afegãs e da ONU dizem que deixou centenas de mortos e desaparecidos (AP Photo / Ahmad Zubair )
CABUL , Afeganistão (AP ) - Um deslizamento de terra provocado por fortes chuvas enterrou grande parte de uma aldeia afegã, na sexta-feira , matando pelo menos 350 pessoas e deixando mais de 2.000 desaparecidos. Os moradores observavam impotentes e o governador pediu pás para ajudar a cavar através da massa de lama que destruiu todas as casas em seu caminho.
A área montanhosa na província de Badakhshan tem experimentado dias de fortes chuvas e inundações , e ao lado de um penhasco desabou sobre a vila de Hobo Barik em torno de meio-dia. Deslizamentos de terra e avalanches são frequentes no Afeganistão , mas sexta-feira foi um dos mais mortais .
Gov. Shah Waliullah Adeeb disse que mais de 2.000 pessoas estão desaparecidas após o deslizamento de terra enterrou cerca de 300 casas - cerca de um terço de todas as casas na área.
Pelo menos 350 pessoas foram confirmadas mortas , de acordo com Ari Gaitanis , porta-voz da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão. Ele disse que a ONU estava a trabalhar com as autoridades no terreno para resgatar as pessoas que ainda estão presos .
O governador disse que as equipes de resgate estavam trabalhando , mas não tem equipamento suficiente .
"É fisicamente impossível neste momento", disse Adeeb . " Não temos pás suficientes , precisamos de mais máquinas . "
Badakhshan chefe da polícia provincial, o major-general Faziluddin Hayar disse equipes de resgate haviam retirado sete sobreviventes e três corpos dos montes de lama e terra, mas tinham pouca esperança de que mais sobreviventes seria encontrado.
" Agora só podemos ajudar as pessoas deslocadas. Aqueles que estão presos sob o deslizamento de terra e que perderam suas vidas, é impossível fazer qualquer coisa por eles ", disse Hayar -
O deslizamento de terra foi provavelmente causado por fortes chuvas , disse Abdullah Homayun Dehqan , diretor da província para Departamento Nacional de Desastres. Ele disse que as inundações na semana passada em diferentes distritos da província matou quatro pessoas e mais oito ainda estavam faltando.
Deslizamentos de terra são frequentes na província, mas eles geralmente acontecem em áreas remotas e produzem muito menos baixas , disse Mohammad Usman Abu Zar do Departamento de Meteorologia província de Badakhshan .
Província de Badakhshan , situada nas Hindu Kush e Pamir serras e na fronteira com a China, é uma das mais remotas do país. A área tem visto alguns ataques de insurgentes seguintes a 2001 invasão norte-americana do Afeganistão.
- -
__
Assinar:
Postagens (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário